No dia 22 de abril a Família Cisterciense celebra a memória da Bem-aventurada Maria Gabriela Sagheddu (1914-1939), monja trapista do mosteiro de Vittorchiano (Itália). Suas cartas, especialmente as escritas para a sua mãe (como a que reproduzimos abaixo), são expressão de um coração cheio de ternura e gratidão por Aquele que a chamou para a vida íntima com Ele no escondimento do claustro, e a amou com um amor eterno e total.
Deus quis fazer de mim objeto de sua divina Misericórdia
Trecho de uma carta da Bem-Aventurada Maria Gabriela à sua mãe
« Hoje compreendo esta grande ternura que Jesus teve por mim, me chamando à intimidade com Ele na Trapa; Ele poderia ter escolhido muitas outras muito mais dignas do que eu e que mais generosamente do que eu teriam correspondido ao seu amor. Mas não; Ele quis fazer de mim objeto da sua divina Misericórdia. Quando penso nisto, me sinto envergonhada ao ver o grande amor de Jesus por mim e a minha ingratidão e a não correspondência ao Seu amor.
Podeis imaginar minha alegria, e estou certa de que vós também a compartilhais.
Essa alegria, o mundo não pode dar, nem a pode entender. Só Jesus concede às almas experimentarem estas alegrias íntimas, que fazem esquecer os sofrimentos deste exílio terreno e acendem na alma o desejo do Paraíso. Esta alegria não se pode expressar com palavras; só quem as experimenta chega a conhecê-las » . ⊕
Percorrendo o caminho…
Aqui e em outras cartas a Irmã Maria Gabriela fala sobre uma alegria que o mundo não pode dar nem compreender, que “não pode ser transmitida por palavras, pois só quem a experimenta pode conhecê-la”.
Essa alegria espiritual nasce da experiência do amor de Deus. É o fruto maduro de uma vida de comunhão com Aquele que não apenas nos ama com amor infinito e pessoal, mas deseja que o amemos com o mesmo amor.
Como boa monja Cisterciense, a Irmã Maria Gabriela sabe que a vida claustral é a sua “câmara nupcial”, o lugar da experiência profunda desse amor. Um amor que liberta e nos une intimamente a Deus. Aquele que experimentou este amor não deseja mais nada do mundo.

Este post inaugura nossa página no Instagram:
@caminhocisterciense
A Abadia Trapista de Vittorchiano, da Beata Maria Gabriela, está fazendo uma fundação em Portugal. O novo mosteiro, que se chamará “Maria Mãe da Igreja”, será uma grande bênção para toda a Família Cisterciense de língua portuguesa.
Visite: Mosteiro Maria Mãe da Igreja
Roguemos a Deus e à Santíssima Virgem pelo êxito desta fundação!
Boa tarde.Paz.! tal como venho expressando ao Ir Guilherme sobre o meu desejo de experimentar este amor vivendo a vida monástica. Belíssimo conteúdo. Viver o amor.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Que Deus abençoe esta obra, que seja para honra e glória do seu Santo Nome, e seja um berço de muitas e santas vocações.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Ela experimentou e decidiu aderir a melhor parte: A Alegria que vem da Trapa, isto é, a Alegria de contemplar Jesus.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Como os Discípulos de Emaús: quando Jesus escolheu caminhar com eles sentiram o coração arder.
Só Cristo pode preencher o ser humano.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Que maravilha conhecer um pouco mais esta beata trapista! Se não me engano, se aproxima também o dia de São Rafael Arnáiz Barón. Inclusive, gostaria de saber se vocês têm ou se podem indicar um lugar que tenha as obras dele, em pdf mesmo ou, eventualmente, físicas. Grato!
Fraternalmente
Marlon
CurtirCurtido por 3 pessoas
Sim, a festa de S. Rafael Barón é nesta 2a-feira (dia 27).
Convido você e todos os nossos amigos a estarem unidos a nós em oração na memória deste grande santo trapista.
Sim, estamos em comunicação com os irmãos do Mosteiro de San isidro, e temos projetos de tradução e publicação de seus escritos em andamento, que virão à luz em breve.
E vamos, sim, começar a publicar conteúdo sobre São Rafael no blog e no instagram – começando nos próximos dias, se Deus quiser.
CurtirCurtido por 3 pessoas
“Aquele que experimentou este amor não deseja mais nada do mundo.” Ao declarar essa grandeza de expressão sentimo-la carregada de uma renúncia diária de si para se deixar moldar e nascer de novo em Cristo.
Por ocasião de nossa visita naquele mosteiro, onde as irmas a guardam solenemente experimentamos uma paz e um silêncio que invadia a alma. Renúncia e descobertas esculpidas com amor.
CurtirCurtido por 3 pessoas
Estimado Irmão Guilherme
Bom dia.
Fiquei impressionado com a quantidade de Mosteiros que esse Mosteiro italiano fundou. Chile, Venezuela, Filipinas…
Se nosso bolso permitisse aceitaria o convite e tentaria uma hospedagem no Mãe Maria da Igreja.
Ubirajara
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ubirajara, se não conhecer do Mosteiro de Vittorchiano recomendo. É tão profundo. Não menos q 3 dias para saborear da paz q lá habita.
Saudação
CurtirCurtido por 2 pessoas
Caríssimos,
Sim, o mosteiro de Vittorchiano é um verdadeiro “milagre” de força espiritual e vocacional. Longa é a lista de suas casas-filhas, e das casas-filhas de suas casas-filhas… (por exemplo, o mosteiro de nossas irmãs de Rio Negrinho é “casa-neta”, por assim dizer, de Vittorchiano).
Quanto mais fundações elas fazem, mais vocações recebem…
CurtirCurtido por 2 pessoas
Eu me pergunto quando se concretizarão em nossas vidas estes três movimentos espirituais sinalizados pelos sentimentos da vergonha de não não nos sentirmos merecedores da grandeza do amor Deus; da gratidão, por Ele ter não nos amado com este amor total e da alegria de ter somente a Cristo e de saber que nada no mundo também pode nos alegrar. Realmente, um texto de encher o coração. Obrigado ao Caminho Cisterciense por partilharem conosco estas riquezas espirituais.
CurtirCurtido por 4 pessoas
Deus quer nos fazer objeto de sua divina Misericórdia, o amor Dele nos constrange..
Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Santíssima Mãe .
CurtirCurtido por 2 pessoas
Deus seja louvado por mais uma fundação da linhagem de Vittorchiano.. grande presente de Mãe, Nossa Senhora concede à Igreja..
CurtirCurtido por 2 pessoas
Realmente Deus seja louvado pela vida da Beata Maria Gabriela, pelos quais sinais de heroísmo na prática de martírio ofereceu sua própria vida ao próximo assim como Jesus Cristo, isso pela irmandade com os cristãos .
A prática da escuta do amor junto a Deus consegui realizar a verdadeira conversão de coração.
Que a história da Beta Maria Gabriela nos induza não apenas a admirá-la , mas a nos aprofundarmos e nos enraizarmos cada vez mais na oração em Cristo para que nunca desistamos da nossa conversão, no qual possamos ser imagem e semelhança de Deus !
CurtirCurtido por 1 pessoa