“Eis-me aqui, Senhor”: Elevação a Priorado da Trapa feminina de Rio Negrinho, SC

Durante a celebração eucarística da solenidade da Anunciação do Senhor (9 de abril) a comunidade trapista de Nossa Senhora de Boa Vista foi elevada de estado de Fundação (dependente da casa-mãe) para o de Priorado autônomo. Portanto, as Irmãs tiveram a graça de unir suas vozes à de Maria no evangelho, e com ela dizer a Deus: “Eis-me aqui, Senhor: faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1, 38).

Com a Autonomia, as Irmãs passam a professar os votos monásticos para o próprio mosteiro, e a comunidade é agora capaz de eleger sua Prioresa e tomar suas próprias decisões com respeito à condução da comunidade.

Durante anos, o mosteiro de Nossa Senhora de Quilvo (Chile) sonhou com a possibilidade de fazer uma fundação no Brasil, e algumas jovens brasileiras ingressaram naquela comunidade com a esperança de que, pela graça de Deus, esse projeto se concretizaria. E os Irmãos do mosteiro de Nossa Senhora do Novo Mundo alimentavam, também eles, a esperança de poder acolher as Irmãs e assim ter uma Trapa feminina em nosso país.

Mosteiro Nossa Senhora de Quilvo (Chile)

Em fevereiro de 2008, no dia da memória de Nossa Senhora de Lourdes, uma graça especial concedida pela Mãe de Deus foi, para as Irmãs, um sinal de que o momento de iniciar a Fundação havia chegado.

As irmãs fundadoras desembarcaram no Brasil em 2010 e se estabeleceram em Rio Negrinho, Santa Catarina. Em 2013 elas se mudaram para o novo mosteiro, que estava ainda em construção; na capela provisória (onde seria futuramente a biblioteca) foi celebrada a primeira missa neste mosteiro. A igreja conventual ficou pronta em 2015, e a primeira missa foi lá celebrada no dia 24 de setembro, festa de Nossa Senhora da Misericórdia, presidida pelo abade D. Bernardo com a presença de toda a comunidade de Novo Mundo.

Desde o início da Fundação, duas jovens brasileiras completaram sua formação monástica e emitiram os votos solenes. Atualmente, além das professas solenes a comunidade conta com uma noviça, uma postulante e duas aspirantes.

A missa de Elevação a Priorado foi presidida por D. Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville. D. Bernardo Bonowitz pregou a homilia sobre o significado espiritual da elevação à autonomia canônica.

Durante a cerimônia, as oito professas solenes da comunidade transferiram seu voto de estabilidade (perseverar no mosteiro de sua profissão, até a morte) para o novo mosteiro. Com isso, estas Irmãs generosamente assumiram o compromisso total e vitalício para com a edificação e o crescimento desta comunidade. Manifestaram assim sua confiança em cada uma de suas irmãs, formando entre si um vínculo firme e permanente.

A comunidade de Nossa Senhora de Boa Vista, e cada comunidade monástica, é uma continuação viva da comunidade dos Atos dos Apóstolos: um só coração e uma só alma, unidos para escutar e colocar em prática a Palavra de Deus, tendo tudo em comum, vivendo uma nova vida na ressurreição de Jesus Cristo.

auspice maria


Leia também:
Anúncios

9 comentários sobre ““Eis-me aqui, Senhor”: Elevação a Priorado da Trapa feminina de Rio Negrinho, SC

  1. Obrigada, especialmente por esta parte do texto e que lindas fotos, também:
    “A comunidade de Nossa Senhora de Boa Vista, e cada comunidade monástica, é uma continuação viva da comunidade dos Atos dos Apóstolos: um só coração e uma só alma, unidos para escutar e colocar em prática a Palavra de Deus, tendo tudo em comum, vivendo uma nova vida na ressurreição de Jesus Cristo.”
    Agradeço a vida de todos os monges e monjas – que não desistem de nos amar e SER presença amorosa e amiga em nossas vidas! ❤
    Muitíssimo grata a Comissão Cisterciense. ❤

    Curtido por 2 pessoas

  2. Felicito as Monjas por este importante marco na história da Comunidade trapista de Nossa Senhora de Boa Vista. Muitas pessoas no mundo, ainda não sabem da importância que se faz na humanidade a presença ativa de mosteiros ( monges e monjas em oração, trabalho e amor ) . O crescimento de um mosteiro e suas responsabilidades, nos parece ser um sinal da presença viva de Cristo em obras, orações e verdade. Aqui minha gratidão e votos de felicidade e prosperidade em Cristo.

    Curtido por 2 pessoas

  3. Recebo com grande alegria e gratidão a Deus a notícia da elevação a Priorado do Mosteiro Trapista de Nossa Senhora de Boa Vista, demonstrando a bela caminhada da Comunidade e vitalidade da mesma. Que esta Comunidade seja um luzeiro para o nosso mundo, especialmente para o nosso Brasil, agradecendo a Deus o lindo testemunho das Monjas.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Bom dia.
    Quero agradecer pelas postagem e os artigos estão ótimos. Que Deus abençoe a cada Monge e Monja Trapista. Que a vida de cada um continue sendo um Eco de Deus no mundo,pois Fixa está a Cruz enquanto o mundo gira. Que Deus os abençoe sempre e Nossa Senhora conceda abundantes graças e o dom da perseverança e da confiança em Deus que é Amor eterno.
    SHALOM.
    Bruna Azevedo

    Curtido por 1 pessoa

  5. Meus mais calorosos cumprimentos a todas as Monjas e que Deus Onipotente continue derramando as suas Bençãos sobre toda a comunidade.Que Deus as abençoe sempre !As multos et felices annos !

    Curtido por 1 pessoa

  6. Bom dia! Que alegria para todos nós. Deus cumule de bençãos cada um que lutou por esse acontecimento. Que a graça de Deus permaneça em cada irmã e suas orações sejam elevadas ao Céu pela intercessão de nossa Mãe Santíssima.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Pingback: “Eis-me aqui, Senhor”. Homilia de D. Bernardo Bonowitz para a Missa de Elevação a Priorado da Trapa feminina de Rio Negrinho | O Caminho Cisterciense

  8. Parabéns as monjas e também os monges pela perseverança e trabalho que com a graça de Deus fizeram com que o mosterio de Nossa Senhora do Boa Vista criasse raízes mais profundas e permitisse que a comunidade pudesse caminhar agora sem necessitar de uma mãe terrena tão vigilante e seguisse com o amparo da Santa Mãe Maria.
    Fico feliz com a notícia.
    Que Deus conceda muitas e santas vocações ao mosteiro.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s