“Caminho Cisterciense”, o novo nome do blog

Cristo ressuscitou verdadeiramente. Aleluia!

Depois de uma breve, mas oportuna descida ao sepulcro durante a Semana Santa, este blog ressurge com uma pequena novidade pascal: um nome novo. De fato, não tão novo: trata-se antes de uma reconfiguração do nome anterior, trazendo o termo “Caminho Cisterciense” para o primeiro plano.

E por que o nome “O Caminho”?

Para São Bento e todos os padres monásticos antes e depois dele, a vida Cristã é essencialmente uma travessia, um caminho: caminho da morte do homem velho para o nascimento do homem novo; caminho da escravidão das paixões para a liberdade dos filhos de Deus; caminho de uma vida egoísta e autocentrada para uma vida consagrada a Deus e aos irmãos.

Escutemos as palavras de Bento a esse respeito: “Cingidos, pois, com a fé e a observância das boas obras, guiados pelo Evangelho, trilhemos os seus caminhos para que mereçamos ver Aquele que nos chamou para o Seu Reino” (Regra, Prol.).

Mas a vida monástica não é apenas um “caminho”, ela é também uma “escola”: “Escola do Serviço do Senhor”, segundo a Regra de São Bento; “Escola da Caridade”, segundo os Padres Cistercienses; ou simplesmente “Escola de Cristo”, como indicado no subtítulo deste blog.

Que no início deste Tempo Pascal nós, que renascemos da água e do Espírito pela participação nos sacramentos pascais, retomemos este caminho com empenho redobrado. Ingressemos nessa escola do Senhor e aprendamos dele, que é manso e humilde de coração e cujas palavras são Luz e Vida para o mundo.

Anúncios

2 comentários sobre ““Caminho Cisterciense”, o novo nome do blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s