Elredo de Rievaulx: “Deus está conosco”

virgemdosinal-elredo

Deus está conosco

Elredo de Rievaulx, abade

Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho (Is 7, 14; Mt 1, 23). Quem acredita que uma virgem tenha concebido, crê também que o filho dela nascido só pode ser o Filho de Deus. Por isso diz Isaías: E o chamarão com o nome de Emanuel (Is 7, 14; Mt 1, 23), o que traduzido significa: “Deus está conosco”. Sim, Deus está conosco. Até então era “Deus acima de nós”, “Deus contra nós”. Mas hoje é Emanuel: “Deus conosco”, em sua natureza e em sua graça. Conosco em nossa fraqueza, conosco em sua benignidade. Conosco em nossa miséria, conosco em sua misericórdia. Conosco por amor, conosco por piedade, conosco por ternura, conosco por compaixão.

Ó Emanuel! Ó Deus conosco! Que fareis, filhos de Adão? Deus está conosco! Como não pudestes, ó filhos de Adão, subir aos céus para estar com Deus, ele então desceu do céu para ser Emanuel, Deus conosco. Ele mesmo veio a nós para ser o Emanuel, o Deus conosco, e nós respondemos com indiferença quando se trata de ir a Deus, para estarmos nele. Ó filhos dos homens, até quando tereis o coração pesado, porque amais o nada e buscais a ilusão? (Sl 4, 3). Eis a verdade! Porque amais o nada e buscais a ilusão? Eis a palavra verdadeira e duradoura. Porque buscais a ilusão? Eis o Emanuel, eis o Deus conosco.

De que modo mais pode ele estar comigo? Pequeno como eu, fraco como eu, nu como eu, pobre como eu. Em tudo se conformou a mim, assumindo o que é meu e dando o que é seu. Eu jazia morto, estava sem voz e sem sentidos, e a luz dos meus olhos não estava comigo. Hoje desceu o grande homem, profeta poderoso em obra e em palavra (Lc 24, 19). Pôs a sua face sobre a minha face, sua boca sobre a minha boca, suas mãos sobre minhas mãos (2Rs 4, 34), fez-se o Emanuel, Deus conosco!

Sermão para a Anunciação


 

Este sermão de Santo Elredo, “Deus está conosco”, manifesta toda a significação e a importância do mistério da Encarnação para os nossos Padres Cistercienses. Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, é Emanuel, Deus conosco.

Ele está conosco para sempre, está conosco em todo tempo e em todo lugar. Está com todos, sem exceção: os fracos, os fortes, os pobres e os ricos, os simples e os sábios. Mas, principalmente, ele se identifica com os descartáveis da sociedade: os famintos, os presos, os doentes, os que estão nus, os perseguidos por causa da justiça (Mt 25, 31-46). Ele não rejeita ninguém. Todos são chamados a ser parte do seu Corpo.

O nosso desafio é reconhecer a Presença de Cristo em todos, servindo-o com fé, com humildade, com generosidade e com alegria, descobrindo sempre mais a Presença salvífica de Cristo em nós e entre nós. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s