S. Elredo de Rievaulx, Terceiro Sermão para a Epifania

Põe-te de pé, resplandece, porque tua luz é chegada.

Põe-te de pé, resplandece, Jerusalém, porque tua luz é chegada (Is 60, 1). Esta é a Jerusalém que o Senhor Jesus, verdadeira e suprema paz, constrói com pedras vivas, e que tende a contemplá-lo, crendo firmemente que na sua visão há de encontrar a felicidade futura. Esta Jerusalém é a santa Igreja, cada comunidade santa, cada alma santa.

Põe-te de pé, resplandece, Jerusalém! Com razão lhe é dito: Põe-te de pé, a ela que fazia por terra. Com razão lhe é dito: resplandece, a ela que estava cega. Jazia por terra, cega e nas trevas, no erro e na iniquidade. É-lhe dito: Põe-te de pé, pois já se inclina sobre ela Aquele que a erguerá.  É-lhe dito: resplandece, pois já está presente Aquele que lhe trará a luz. Que exclama hoje no céu a estrela nova, senão: Põe-te de pé, resplandece? Por essa razão apareceu no céu o sinal do nascimento do Senhor, a fim de que nos elevemos do amor das coisas terrenas ao Céu. E também por isso o sinal está numa estrela: para que saibamos que a chegada do Senhor nos trará a Luz.

Por isso hoje lhe é dito: Põe-te de pé, resplandece.

Anúncios

Um comentário sobre “S. Elredo de Rievaulx, Terceiro Sermão para a Epifania

  1. “Põe-te de pé, resplandece, Jerusalém, porque tua luz é chegada (Is 60, 1). Com razão lhe é dito: resplandece, a ela que estava cega. Jazia por terra, cega e nas trevas, no erro e na iniquidade. E também por isso o sinal está numa estrela: para que saibamos que a chegada do Senhor nos trará a Luz.” – Para que saibamos. Nos trará a Luz. Grata ❤

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s